Evangelizar implica em anunciar o Reino de Deus e a salvação que há em Jesus Cristo. Segue-se a essa afirmação indagações como: anunciar para quê? Por quê? Para quem? Respectivamente, propalar as boas novas do evangelho verdadeiro para indicarmos o Caminho que conduz a vida eterna junto ao Senhor. Em princípio devemos pregar a palavra de Deus em cumprimento a ordenança de Cristo que diz: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc16:15). Anunciar para todos que ainda não conhecem a mensagem da cruz, que só por meio de Jesus Cristo há salvação.
A Palavra de Deus é imutável, entretanto as maneiras como a anunciamos não segue o mesmo axioma, isso porque temos que nos adequar ao contexto em que estamos inseridos. Isso não significa dizer que o ato de pregar deva ser adaptado exacerbadamente ao ponto da pregação tornar-se banal. Na dependência de Deus, temos que contextualizar a mensagem do evangelho o que geralmente resulta na mudança de métodos que outrora usávamos, mudança essa que visa a eficácia no processo de comunicação entre emissor e receptor.
O teatro surge então como uma possível estratégia que visa lograr êxito na transmissão da Palavra e dos ensinamentos de Cristo. É necessário compreender que ao ser usado como meio de evangelismo o teatro assume características próprias suficientes para o denominarmos de: Teatro Cristão. Através da representação teatral temas do quotidiano são abordados à luz das Escrituras, facilitando a compreensão dos espectadores. Para alcançarmos sucesso em nosso objetivo de evangelizarmos por meio do teatro é preciso que haja uma capacitaçfsão de quem se disponibiliza e aceita o chamado, capacitá-los é primordial para manter acesa a chama nos corações ardentes por anunciar a Salvação.
Por:
Gui Rhabelo[1]
[1] Acadêmico do Curso de História – UESC, Colaborador na Congregação de Vila Vital/Vila da Paz
Bellissimo texto...Precisamos capacitar aqueles cujo coração estar cheio da palavra do Senhor,para que todos aqueles que ainda não conheçe a Cristo, possam atravez do teatro conhecer o nosso Deus soberano.
ResponderExcluirASS: Ariana Marinho